ESN Minho dá cartas na rede de mobilidade estudantil

Fonte: Correio do Minho http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=86736

7/13/2015 6:39:54 PM

Cerca de 800 universitários estrangeiros estudam actualmente em estabelecimentos de ensino da região ao abrigo do programa Erasmus.

Espanha,Brasil e Polónia são os três principais países de origem dos estudantes que beneficiam do trabalho de acolhimento e integração proporcionadao pela Erasmus Student Network (ESN) Minho, recentemente premiada como melhor associação local desta rede europeia de apoio à mobilidade estudantil.

Na última assembleia anual da ESN, realizada em Ancara, capital da Turquia, a ESN Minho foi distinguida pelo desempenho em projectos internacionais e na organização de eventos de promoção da mobilidade, conquistando também o segundo lugar na categoria ‘Starproject’ com o ‘Erasmus+Creativity: Social Entreperneurship and Generational Approach’, evento realizado em Fevereiro de 2014.

João Costa, presidente da ESN Minho, revelou ontem que a associação conta com cerca de uma centena de voluntários que apoiam a estadia de alunos Erasmus, desde a procura de alojamento, acompanhamento em visitas à região à ocupação de tempos livres com actividades recreativas, formativas ou de solidariedade.

Recentemente autonomizada da Associação Académica da Universidade do Minho, a ESN Minho deverá, em breve, criar uma plataforma de promoção de toda a oferta formativa da região junto da Erasmus Student Network, constituída po 480 secções em 37 países europeus.

Para além do apoio aos alunos universitários estrangeiros que procuram o Minho para estudar, a ESN Minho está atenta aos jovens portugueses que ‘emigram’ ao abrigo do programa ‘Erasmus’, procurando sobretudo “minimizar os custos” da mobilidade.

A Erasmus Student Network (ESN) é considerada maior associação de estudantes na Europa, que opera segundo o princípio de “estudantes a ajudar estudantes”.

Esta rede conta actualmente com cerca de 15 mil voluntários.

Em Portugal, para além da ESN Minho, existem mais dez secções locais.

Na recente assembleia anual da ESN, a rede portuguesa obteve oito prémios.

Ontem, numa promoção dos prémios obtidos pela ESN Minho, João Correia, assessor da câmara de Braga, destacou o papel desta associação na integração dos jovens estrangeiros que vêm estudar para a cidade.

Este responsável reafirmou que Braga não se quer afirmar como “capital da juventude” apenas pelas estatísticas demográficas, mas sobretudo “pela dinâmicas das suas associações juvenis”.

Paulo Pinto, assessor da câmara de Guimarães, salientou a importância das comunidades académicas na região, considerando que “o associativismo académico extravasa o próprio das próprias universidades”.


Página anterior